Dpto de Saúde reúne conselho e Comitê da Dengue para capacitação e apresentação de relatórios

Postado em:     11:52:38 28/11/2013
Atualizado em: 11:54:33 28/11/2013



O Departamento de Saúde de Bom Jesus do Sul realizou no dia 26 de novembro de 2013, no Auditório da Unidade Básica de Saúde, uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde e Comitê da Dengue para capacitação da Dengue e apresentação de relatórios referente à Saúde.

A capacitação aos Conselheiros Municipais de Saúde e Comitê da Dengue foi atendendo uma solicitação da Promotoria Pública da Comarca de Barracão, através do Promotor de Justiça, Danilo Pinho Nogueira, no que tange às obrigações da gestão municipal do SUS no combate à Dengue desde a Vigilância até assistência, com prioridade para os representantes dos usuários e dos trabalhadores da saúde, para qualificar sua formulação de estratégia e assegurar o efetivo controle social da execução da política de saúde no controle da Dengue, como prevê o art. 44 da Lei Complementar Nº 141/2012.

Na oportunidade a coordenadora de saúde, Clarice Dill Pretto, deu as boas vindas aos presentes, parabenizou a coordenação e agentes da Dengue que vem desempenhando um ótimo trabalho de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

Por outro lado salientou que em razão de ser encontrados focos do mosquito da Dengue, o município passou a ser considerado infestado, porém com apoio da Administração Municipal através de todos os departamentos, equipe da Vigilância, dos Conselheiros da Saúde, do Comitê da Dengue e principalmente da sociedade é possível não deixar aumentar a proliferação.

Joice Beatris Pacheco Bassanesi, chefe da Vigilância e coordenadora da Dengue no município, com apoio das Enfermeiras da Epidemiologia, Graciani Cogo e Dilvani dos Santos, fez uma apresentação dos relatórios da dengue no município e realizou uma palestra sobre prevenção e rumos a serem tomados em caso de um surto da Dengue.

Segundo Joice, todo cuidado e prevenção é pouco, em razão de que vários municípios da região estão infestados e a circulação de pessoas destes locais infestados para Bom Jesus do Sul é constante, por isso não podemos descartar a possibilidade de aparecer pessoa contaminadas em nosso município.

Por outro lado também destacou as ações que são realizadas no combate do Aedes Aegypti e afirmou que a conscientização ainda é a melhor ação contra a Dengue.

A equipe de Endemias realizou também recentemente uma capacitação sobre Dengue para as Agentes de Saúde do município. Na oportunidade o evento contou com a presença de Maria Izabel, coordenadora e tutora APSUS, da 8ª Regional de Saúde.

Maria Izabel parabenizou o município pela determinação, salientou que a equipe da Saúde está apta e preparada contra a Dengue realizando ações que servem de modelo para no controle e prevenção do Aedes Aegypi.

 









IMPRIMIR EMAIL COMENTAR LER COMENTÁRIOS

LER COMENTÁRIOS





MAIS NOTÍCIAS


18/05/2016 - ...
18/05/2016 - ...
10/12/2015 - Doces Free Willy conquista o título no Principal do Futebol Suíço...
02/12/2015 - Município comemora 19 anos, com visita do Papai Noel e show de Danúbio A...
30/11/2015 - Com recursos próprios administração inicia o processo de construção da C...
30/11/2015 - Doces Free Willy e Flamengo/Merc. do NI disputarão o título pelo Princip...
23/11/2015 -