Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade
Rua São Paulo, 185 - Centro Bom Jesus do Sul/PR (46) 3548.2000

Administração - 28/03/2022

Voltar

NOTÍCIAS

Bom Jesus do Sul participa de novo programa de desenvolvimento urbano da ONU

O Conexões Urbanas - Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas é uma parceria inédita entre as equipes do Brasil e do Líbano da ONU-Habitat, onde há um piloto similar, além do Programa de Espaços Públicos e Divisões Globais da sede do O

Foto: Luiz Mário Osório / Portal Tri

Três cidades do Paraná (Barracão, Bom Jesus do Sul e Foz do Iguaçu) vão participar de um novo projeto do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), lançado na segunda-feira (24). O Conexões Urbanas - Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas é uma parceria inédita entre as equipes do Brasil e do Líbano da ONU-Habitat, onde há um piloto similar, além do Programa de Espaços Públicos e Divisões Globais da sede do ONU-Habitat, no Quênia.

Na América Latina, as atividades darão ênfase à dinâmica dos espaços públicos de seis municípios. Elas serão implementadas em dois grupos de cidades fronteiriças: Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira/SC (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina); e Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). Ao longo de dois anos, o projeto realizará capacitações com autoridades e lideranças locais, fará um diagnóstico dos espaços urbanos a partir de metodologias aplicadas em outros projetos do ONU-Habitat pelo mundo, e revisará políticas migratórias e urbanas.

O projeto entende que o desenvolvimento de cidades contribui para uma maior e melhor convivência entre as pessoas, estimulando trocas culturais e convívio harmônico entre seus usuários. Neste sentido, tem como objetivo aumentar as capacidades das comunidades locais para aplicar o planejamento e desenho urbano visando a inclusão de todas as pessoas, promovendo a coesão social e reforçando a cooperação transfronteiriça entre as cidades selecionadas.

Com base nessas informações e na participação dos habitantes, o programa vai apresentar uma proposta de projeto técnico-arquitetônico para os espaços públicos identificados como prioritários, além de realizar recomendações de políticas públicas. Também estão previstos eventos e oficinas regionais e internacionais com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as cidades participantes do projeto.

No evento de lançamento, realizado por videoconferência, o oficial sênior internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard, explicou a escolha das cidades.

"As duas regiões já possuem práticas de cooperação transfronteiriça, a exemplo do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, na região de Barracão, e do Conselho de Desenvolvimento Trinacional, na região de Foz do Iguaçu. Essas ações colaborativas acontecem sobretudo em espaços públicos, o que vai ao encontro da proposta do projeto de fortalecer as autoridades locais e elaborar políticas públicas que promovam coesão social, segurança e desenvolvimento econômico", afirmou.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, disse que o projeto se soma a outros que ocorrem na região com o apoio do Governo do Estado e do governo federal, além da Itaipu Binacional. "A cooperação entre as cidades da fronteira já é uma realidade há muitos anos. Mas ao fortalecer os municípios, o ONU-Habitat transformará essa articulação em políticas públicas mais consistentes, que vão nos proporcionar um grande avanço", disse.

PROGRAMAÇÃO - O Conexões Urbanas já está desenvolvendo suas primeiras ações. Nos dias 24 e 25 de janeiro, foram realizados dois encontros com técnicos das prefeituras de Barracão, Bernardo de Irigoyen, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira para apresentar o plano de ação do projeto e conhecer as iniciativas de planejamento urbano já existentes nas cidades.

Além dos municípios, participaram ainda representantes do setor produtivo, da sociedade civil organizada e Academia. No dia 27 de janeiro, os encontros serão realizados para o público de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Confira mais informações no Instagram Oficial da ONU-Habitat.

+ Notícias

Saúde

Médica Mariana Morandini recebe Certificado de Elogio em razão da qualidade do atendimento prestado a nossa população

Os elogios foram feitos pelos pacientes e familiares no dia 14 e 17 de outubro, após visita de rotina da agente comunitário de Saúde, Patricia Schereiner

Geral

Lazer e diversão na melhor idade!

Administração

Campanha Abrace essa Ideia segue sendo sucesso em Bom Jesus do Sul

Sorteio final da campanha acontece no dia 3 de Dezembro

CONHEÇA O MUNICÍPIO

TELEFONES ÚTEIS

PROCON

(49) 3644-2037

Denúncias, Sugestões e Dúvidas

Ouvidoria-Geral

(46) 3548.2000

Solicite os mais diversos serviços

Iluminação Pública

(46) 3548.2000

Solicite os mais diversos serviços

Vacinação Covid-19

(46) 3548.2030

Tire suas Dúvidas

BOM JESUS DO SUL

HISTÓRIA SÍMBOLOS CÂMARA MUNICIPAL BOM JESUS EM DADOS RELAÇÃO DE PREFEITOS REGISTRO DAS COMPETÊNCIAS NOTÍCIAS

CIDADÃO

IPTU EDITAIS PROCON TRANSPARÊNCIA DIÁRIO OFICIAL TELEFONES ÚTEIS CERTIDÃO NEGATIVA SIC - SERVIÇOS AO CIDADÃO

EMPRESA

CIF ALVARÁS CERTIDÃO CADASTRAL NOTA FISCAL ELETRÔNICA EXTRATOS/GUIAS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS CONCURSOS DECRETOS PORTARIAS PROCESSOS SELETIVOS LICITAÇÕES GRAVACÕES DE LICITAÇÕES

SERVIDOR

INTRANET PORTAL DO SERVIDOR WEBMAIL