Administração - 04/08/2023

IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada com sucesso

Foto: Everson Coutinho / Assessoria de Comunicação

O município de Bom Jesus do Sul realizou na última sexta-feira, (04), a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o lema, “Erradicar a Fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Sul, por meio dos Departamentos de Agricultura, Saúde, Assistência Social e Educação.

O objetivo da conferência era de aproximar a sociedade civil e os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionado ao direito humano a uma alimentação saudável.

A solenidade com a participação de Eliane Zanrosso Ziabetti, representante da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Adriane Aparecida Cantele Severgnini, Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Prefeito Helio Surdi, acompanhado da primeira dama e Secretária da Família, Lorizete Surdi, Miguel Muniz, Presidente da Câmara de Vereadores, Celso Dias, Chefe do Departamento de Agricultura, Clauderi Farias, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Cezar Bueno, Chefe do Departamento de Saúde e demais autoridades do município, produtores da agricultura familiar e demais membros da comunidade civil organizada.

A conferência contou com a palestra proferida pela Dr. Camila Eduarda Vieira, que aprofundou a discussão sobre o assunto. Após a palestra, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho para sistematizar propostas em torno dos três eixos temáticos, as quais serão levadas à Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, no dia 31 de agosto, na cidade de Francisco Beltrão.
Foram apresentadas recomendações para formulação e ajustes das políticas voltadas para o tema, como o acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, entre outros. Ao final do evento foram eleitos quatro delegados que vão participar da Conferência Regional, dois deles do setor governamental e dois não governamentais.
Representantes do Poder Público
Titular: Lorizete Teixeira Surdi
Suplente: Carina Donini Rupel
Representando a Sociedade Civil
Adriane Aparecida Cantele Severgnini – Professora, trabalha na escola municipal Roberto Mazzocatto.
Marilete Puton – Professora, diretora da APAE
Suplente Suélen Borsato Witcel Dias – Professora, trabalha no CMEi Criança Feliz.