Administração - 22/11/2023

Relatório das atividades do Novembro Vermelho - Prevenção do câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua e a região embaixo da língua. É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca.
Os principais sinais que devem ser observados são:
 lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
 manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato, bochecha;
 nódulos (caroços) no pescoço;
 rouquidão persistente;
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:
 Dificuldade de mastigação e de engolir.
 Dificuldade na fala.
 Sensação de que há algo preso na garganta.

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura.
Considerando a Lei Estadual nº 19.868 de 13 de junho de 2019, que institui a campanha do Novembro Vermelho, dedicada à prevenção e ao combate ao câncer de boca, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Sul-PR, através da Equipe de Saúde Bucal, realizou atividades alusivas ao tema na primeira semana de novembro para os usuários na UBS e nos Grupos da Terceira Idade Reviver e Renovação.

Na UBS, os odontólogos realizaram orientação, motivação e distribuição de panfletos sobre câncer de boca na sala de espera.
Nos Grupos, foi realizado palestras educativas sobre os fatores de risco, diagnóstico e prevenção do câncer de boca, distribuído panfletos e avaliado o risco individual dos participantes.

Na UBS, os odontólogos realizaram orientação, motivação e distribuição de panfletos sobre o tema na sala de espera nos dois turnos de atendimento.

O evento atingiu aproximadamente 300 pessoas e a Equipe de Saúde Bucal avalia as atividades desenvolvidas de forma positiva, como sendo de grande importância para a prevenção do Câncer Bucal.