Saúde - 20/07/2023

Bom Jesus do Sul é 1º colocado em percentual de doadores de sangue na regional de saúde

Foto: Assessoria

Conforme apresentado pelo Diretor do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, Fabio Ebert, na reunião dos Secretários de Saúde-CRESEMS no último dia (13) de julho, o município de Bom Jesus do Sul é o primeiro colocado entre os 27 municípios que compõe a 8ª Regional de Saúde em percentual de doadores encaminhados para doação de Sangue.

Segundo Dilvani S. Gonçalves, Enfermeira responsável pela captação dos doadores no município, atualmente Bom Jesus do Sul conta com mais de 200 doadores aptos, sendo o município da região que apresenta o melhor índice percentual com relação ao número de habitantes. Informou ainda que os Agentes Comunitários de Saúde são peças fundamentais para que as doações tenham êxito, pois são eles que realizam a busca ativa e orientações aos doadores.

Dilvani explicou que o Município possui cronograma mensal de Doação de Sangue, pactuado com o Hemonúcleo de Francisco Beltrão. A Doação acontece sempre na 2ª quinta-feira de cada mês, podendo ser encaminhados até 25 doadores. A caravana sai às sete horas da manhã do Centro Municipal de Saúde, levando os doadores até o Hemonúcleo de Francisco Beltrão e retorna após o término das doações.

Os Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por realizar a busca-ativa e comunicar o agendamento aos doadores, além de repassar as orientações necessárias.

No dia da doação o Departamento fornece lanche e almoço aos doadores. Para a gestão do Departamento de Saúde de Bom Jesus do Sul, essa é uma forma singela de valorizar aqueles que estão dispostos a doar não apenas o seu sangue, mas também o seu tempo para salvar a vida de outras pessoas.

Segundo Dilvani “Doar sangue é um ato de solidariedade, um ato de amor. É mais do que ajudar uma pessoa, é dar uma nova chance para quem precisa viver”.

Com mais de 250 doações no ano, o Departamento Municipal de Saúde parabeniza a Enfermeira Dilvani responsável pela Captação, Agentes Comunitários de Saúde, motoristas e demais profissionais pelo belo trabalho realizado. Agradece e Parabeniza especialmente os doadores do município, reforçando que este é um ato que deve ser incentivado não só pela equipe de saúde, mas também por todos os segmentos da sociedade e pelos próprios doadores, aumentando esta corrente.

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação.

Interessados podem procurar o Centro Municipal de Saúde ou o seu Agente Comunitário de Saúde para mais informações.

Conforma consta na lista, o município de Dionísio Cerqueira também encaminha doadores ao hemonúcleo de Francisco Beltrão, mesmo estando localizado no estado de Santa Catarina, pois em casos de urgência e emergência também recebe sangue do hemocentro de Francisco Beltrão, devido a distância menor, dando mais agilidade no transporte e também pelo fato do Hospital Municipal, atender os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, que compõe o CIF – Consórcio Intermunicipal da Fronteira.

Requisitos básicos para doar sangue:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial
Tempo de Intervalos para Doação» Homens - 90 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
» Mulheres - 120 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

#doesangue #BomJesusdoSul