O programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, visa ampliar o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre a população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, serão considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que são monitorados e avaliados no trabalho das equipes.
O monitoramento desses indicadores permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária em Saúde.
Os indicadores de pagamento por desempenho são monitorados individualmente a cada quadrimestre. Na avaliação do 2.º quadrimestre de 2024 o município de Bom Jesus do Sul–PR do Sul aparece com ISF de 10,0 que corresponde a 100% de alcance das metas estabelecidas, ficando na primeira posição do ranking entre os 27 municípios da 8.ª Regional de Saúde, e 5.º entre os 399 municípios do estado do Paraná. Para a gestora municipal de Saúde, Clarice Pretto, “Essa modalidade de financiamento do Ministério da Saúde implica em uma maior responsabilidade da gestão municipal e dos profissionais de saúde, das equipes locais, trazendo novos desafios relacionados ao planejamento de suas ações. Nesse contexto, a utilização de dados fornecidos pelos sistemas de informação do SUS representa ferramentas essenciais para o processo de tomada de decisão e condução de atividades corretivas quando necessário”.
A enfermeira Dilvani dos Santos Gonçalves, coordenadora da Atenção Primária no município, salienta que um fator bastante importante para se obter bons resultados junto ao Programa Previne Brasil consiste Na parceria estabelecida com a Administração Municipal que não mede esforços para apoiar e incentivar as iniciativas do Departamento de Saúde e no entendimento entre a gestão e os profissionais de saúde, como também a sensibilização da população que participa ativamente dos processos relacionados a saúde. “Estamos muito orgulhosos da nossa equipe de saúde e serviços de atenção básica, esse resultado positivo é fruto do trabalho de todos. Queremos continuar trabalhando para oferecer à população Bonjesuense serviços de saúde cada vez melhores”, finaliza.
Para o prefeito em exercício Miguel Muniz, o Departamento de Saúde e seus servidores merecem reconhecimento, pois conquistar o primeiro lugar na região só foi possível pelo árduo trabalho de uma equipe empenhada com a população. E Bom Jesus do Sul, mais uma vez, se destaca nos números e nos índices em saúde, “Enquanto gestor público, deixo meu agradecimento e valorização de todos que se esforçaram para que os resultados fossem atingidos, fazendo do nosso município, destaque regional na área da saúde”, destacou o prefeito.